ANSIEDADE NOTURNA
- emocaoevida
- 17 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

A ansiedade durante a noite, ou o seu agravamento neste horário, pode ter várias causas. Cada pessoa a vivencia de uma maneira e há diferentes condições que levarão a essa situação. Na verdade, os especialistas não são muito claros a respeito dos motivos diferenciais da ansiedade noturna.
No entanto, existem vários fatores que fazem com que os níveis de ansiedade aumentem no final do dia:
Estresse: há muitas pessoas que experimentam ansiedade devido ao estresse que sentem em uma ou mais áreas da sua vida (pessoal ou profissional). Assim, quando os estressores que encontram durante o dia são muito intensos ou frequentes, continuam a pensar neles no final do dia. Por isso, os níveis de ansiedade aumentam.
Existem menos distrações: em relação ao item anterior, à noite estamos menos ocupados. Isso dá à mente tempo para pensar mais a respeito de tudo que nos preocupa. Por outro lado, durante o dia temos outras tarefas a cumprir, e elas nos afastam dos pensamentos negativos.
Associar alguns eventos com a noite: a ansiedade funciona muito por associação. Assim, ela aparece quando associamos pensamentos ou sintomas a um momento específico. Basta que tenhamos sofrido de ansiedade por uma ou duas noites para, quando chega esse horário, sentirmos medo ou receio de que volte a acontecer. Infelizmente, isso aumenta a probabilidade de que isso aconteça ou até mesmo de enfrentarmos uma crise de ansiedade.
Respostas físicas: alguns apresentam dores físicas ou qualquer outro desconforto à noite. Isso, aliado à falta de distração, faz com que os incômodos sejam interpretados como mais negativos, causando mais ansiedade e problemas para se desconectar e dormir.
Como evitá-la?
Como em qualquer outro tipo de ansiedade, o principal é reconhecer que você tem um problema e manter uma atitude voltada para a mudança. Com esforço e usando as ferramentas certas, como fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação, controlar o consumo de estimulantes, ter horário fixo para dormir , é relativamente fácil superar a ansiedade. Porém, se as diretrizes a serem seguidas não forem conhecidas ou se houver a necessidade de ajuda externa, a melhor opção é buscar um psicólogo para ajudá-lo a superar tudo isso.
Se antes de recorrer à ajuda profissional você quiser tentar por conta própria, poderá reduzir consideravelmente a ansiedade à noite seguindo algumas orientações simples. Basta ter motivação e perseverança.
artigo por: Ana Carolina Fonseca
Psicóloga CRP 06/140821
@emocaoevida
.
.
Gostou desta informação? Compartilha !
Comments