FALTA DE AR: Ansiedade ou Covid-19
- emocaoevida
- 4 de jun. de 2021
- 2 min de leitura

Diante deste cenário que estamos vivenciando, sentir falta de ar pode ser um sinalizador importante. Mas quando saber se o que tenho é um sintoma de Covid-19 ou Ansiedade?
A dispneia por ansiedade acontece em episódios, não é constante, nem piora com pequenos esforços. Nesses casos ela vai se manifestar com a pessoa em repouso, sentada, já quando estiver caminhando ou fazendo alguma outra atividade o sintoma será menos perceptível. Caso seja um problema físico, como COVID-19, o sintoma vai vir acompanhado de exaustão quando realizados pequenos esforços, como subir alguns degraus de escada. A pessoa pode apresentar a falta de ar em repouso também, mas irá piorar quando em movimento.
A principal diferença para a qual devemos nos atentar é a febre: Falta de ar por Covid--19 vem acompanhada de febre em quase todos os casos. Para quem já teve o diagnóstico prévio do transtorno de ansiedade deve estar percebendo mais crises de falta de ar nesse período de isolamento social. Para amenizar a dispneia algumas dicas é evitar um pouco os noticiários e procurar informações mais calmas e seguras, como nos canais disponibilizados pela Organização Mundial de saúde. Além disso, também é benéfico realizar algumas atividades que tire o foco do problema: Fazer exercícios de yoga, estudar algum assunto de interesse ou aprender algo novo, como tocar algum instrumento musical ou fazer artesanato, são apenas alguns exemplos. É importante também tentar manter uma rotina possível e condizente com a realidade de cada um, planejar atividades para realizar no dia pode Amenizar os sintomas da ansiedade.
Por fim, se você identificar sinais de ansiedade procure amigos ou familiares e, se necessário, obtenha ajuda de um profissional especializado.
.
.
artigo por: Ana Carolina Fonseca
Psicóloga CRP 06/140821
@emocaoevida
.
.
Gostou desta informação? Compartilha !
Comments